Loading...

Início Home Accueil

Contact

C.A.R.M.E.N.

Ribeira da Azenha, CP 668

7645-065 Vila Nova de Milfontes


Telefone: 963766814 / 917938062

E-mail: contact@carmen.pt

Inicio A CARMEN Actividades Serviços Eventos Resultados Contactos

Partenaires

- Seminário sobre “25 anos apos LEADER: Balanço e perspetivas para os próximos 25 anos” (28, 29 e 30 de Abril 2017). O objetivo deste seminário era de tirar os ensinamentos da Iniciativa Comunitária LEADER (LEADER1, LEADER2, LEADER+ e o mainstream da metodologia LEADER até hoje) não só para as politicas de desenvolvimento rural do futuro mas também como fonte de inspiração de uma politica europeia mais participativa e colaborativa a partir do nível local parar recriar a confiança dos cidadãos na Europa e enfrentar os desafios do contexto atual e dos próximo 25 anos. Participaram neste seminário as pessoas chaves a nível europeu para este debate: o “pai do LEADER”, Michel Laine, o antigo Comissário Europeu Dacian Ciolos, os ex-diretores, diretora adjunta e principais peritos do Observatório Europeu LEADER 2, os presidentes ou ex-presidentes das redes internacionais ligadas ao mainstreaming do LEADER (Rede PREPARE, Fórum Sinergia,…) para além de responsáveis do LEADER a nível nacional em Portugal. Este seminário deu lugar a criação do “Grupo CARMEN” composto pelos participantes no seminário, portador de uma proposta concreta de políticas públicas europeias, divulgada a nível internacional

- Seminário de intercâmnbio sobre analise do presente e desafios do futuro (25 a 31 de Agosto 2017), realizado em parceria com o grupo Francês “de geraçao a gerações” e diversos parceiros Portugueses. Levou a constituição do Grupo Transiçôes Trasnversais 2018.


Cada seminário internacional foi objeto de varias reuniões de preparação anterior ao seminário, sempre realizadas no Centro C.A.R.M.E.N. e foram seguidas por reuniões de trabalho no Centro C.A.R.M.E.N. para a redação das conclusões e organização do seguimento. Em alguns casos estes dias adicionais foram objetos de formações.

b) Seminários e encontros de âmbito nacional


- Encontro regional e nacional das parcerias locais entre produtores e consumidores, no 7 de Março 2015, reunindo experiências diversas da região e do país (Cabazes da Horta de Odemira, Rede Cooperar, Rede Prove, com a participação do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa e da Federação Minha Terra). O objetivo deste encontro promovido por C.A.R.M.E.N. era de intercambiar as iniciativas, conceber novas formas de promoção das parcerias entre produtores e consumidores, nomeadamente para alargar o número e a diversidade dos consumidores e as oportunidades de venda pelos agricultores e de iniciar novas iniciativas de cooperação a nível nacional. Ver as conclusões.

- Reunião de lançamento da Rede Nacional dos AMAP (Associação para a Manutenção da Agricultura de Proximidade) nos 5 e 6 de Março 2016. Apos o Encontro do 7 de Março 2015 no Centro C.A.R.M.E.N., realizou-se um Encontro no Porto no 2 de Dezembro 2015 com a iniciativa da associação Moving Cause com o apoio da Rede Internacional Urgenci. Intervindo em nome desta rede, o Presidente da associação C.A.R.M.E.N. propus então a constituição de uma rede nacional das parcerias locais entre produtores e consumidores com o nome de REDAMAP (Rede Nacional das Associações para a Manutenção da Agricultura de Proximidade) e uma reunião de lançamento foi organizada na C.A.R.M.E.N. no 5 e 6 de Março 2016, permitindo definir as bases conceptuais e metodológica da rede e um calendário de lançamento. Ver as conclusões

- Seminário de análise das sínteses das propostas dos cidadãos coletadas no quadro do projeto CO-ACTE com eleitos locais nos 23 e 24 de março 2016. Desde o lançamento do projeto CO-ACTE no seminário internacional de 27 a 30 setembro 2015 (ver em cima), sessões de coleta das propostas dos cidadãos para desenvolver a coresponsabilidade para o bem-estar de todos foram realizadas com mais de 1000 pessoas em 5 países da Europa (Portugal, França, Bélgica, Itália e Grécia). A síntese destas propostas foi elaborada e depois afinada apos uma reunião com o Comité científico/Comité das Alianças de TOGETHER. Tratava-se então neste seminário a realizar na CARMEN de debater desta síntese com eleitos locais. Vários vereadores dos pais participaram neste seminário, acompanhados pelo Prof. José Manuel Henriques do Comité Cientifico /Comité das Alianças de TOGETHER. O seminário permitiu validar a síntese e definir uma linha de trabalho para a continuação do projeto CO-ACTE.

- Lançamento dos “Sábados do Desenvolvimento Local”. Os “Sábados do desenvolvimento local” são seminários nacionais organizados no fim de cada seminário internacional para apresentar as suas conclusões e debater da sua aplicabilidade no contexto de Portugal, e mais especificamente de uma região rural como o Alentejo. Organizam-se no Sábado, considerando que o seminário internacional tem uma duração de uma semana e termina num Sábado, também pelo facto que o Sábado é o dia da semana mais propício para convidar pessoas e instituições da região ou a nível nacional. Uma primeira sessão foi organizada no 9 de Abril 2016 no fim do seminário internacional sobre metodologias de diálogo e de coresponsabilização.

Votar a primeira página

Seminários nacionais e internacionais (pag. 2)

Actividades

>