Loading...

Início Home Accueil

Contact

C.A.R.M.E.N.

Ribeira da Azenha, CP 668

7645-065 Vila Nova de Milfontes


Telefone: 963766814 / 917938062

E-mail: contact@carmen.pt

Inicio A CARMEN Actividades Serviços Eventos Resultados Contactos

Partenaires

As redes internacionais são parceiros privilegiados de C.A.R.M.E.N. uma vez que são instrumentos essenciais para assegurar a ligação entre o nível local e nível internacional dos conceitos e as atividades desenvolvidas no Centro C.A.R.M.E.N. São nomeadamente as redes seguintes.

Rede internacional TOGETHER

TOGETHER, a Rede Internacional dos Territórios de Coresponsabilidade foi criada formalmente em Novembro 2013 com o apoio do Conselho da Europa e tem a sua sede na Câmara Municipal de Odemira. Esta rede agrupa plataformas territoriais multiatores e autoridades publicas (Câmaras municipais, autoridades regionais, etc.) de mais de 400 territórios repartidos em 20 países europeus e africanos, dos quais o Concelho de Odemira. Tem por objetivo de desenvolver a coresponsabilidade para o bem-estar de todos, definido pelos próprios cidadãos. Baseia-se para isto sobre a metodologia SPIRAL uma metodologia de democracia e governação colaborativa elaborada inicialmente pelo Conselho de Europa e hoje em dia desenvolvida pela própria rede TOGETHER (ver https://wikispiral.org).

C.A.R.M.E.N. tem um papel central no desenvolvimento da Rede TOGETHER e da metodologia SPIRAL: O Presidente da C.A.R.M.E.N. foi o conceptor da metodologia SPIRAL e assegura a função de Secretário-geral da TOGETHER. Além disto desde o início de 2015 a sala de coworking de C.A.R.M.E.N. com todos os seus equipamentos está a ser utilizada em permanência para o funcionamento do Secretariado de TOGETHER (para além da sua sede na Câmara Municipal de Odemira a rede TOGETHER dispõe de um pequeno escritório em Odemira mas insuficiente para o funcionamento do secretariado). Desde inicio 2015, 25 pessoas trabalharam assim no espaço de co-working de C.A.R.M.E.N. incluindo a Direção da TOGETHER e estagiários, para além da estagiária de C.A.R.M.E.N. trabalhando no escritório.

Por este facto o Centro C.A.R.M.E.N. foi o lugar de conceção e realização de todos os projetos da rede TOGETTHER, nomeadamente o projecto CO-ACTE (ver a seguir) assim como de elaboração e experimentação das suas metodologias.

A parceria de C.A.R.M.E.N. com TOGETHER tem portanto um papel importante para atingir os objetivos da associação nomeadamente no que diz respeito a dimensão internacional, permitindo desenvolver processos de investigação-ação com territórios de 20 países sobre questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável, a governação colaborativa, a cidadania e o progresso societal. Permite também reforçar as parcerias com as Câmaras Municipais e outras entidades da Região (são membros de TOGETHER a CM de Odemira, a CM de Grândola, entre outros).

Rede Internacional URGENCI

A Rede Internacional URGENCI criada em 2006 agrupa a nível mundial as parcerias locais e solidarias entre produtores e consumidores (Teikei no Japão, CSA nos países anglofones, AMAP em França e Portugal, ASAT na Roménia, etc.). A colaboração entre C.A.R.M.E.N. e a Rede Internacional Urgenci existe desde 2010 e levou a desenvolver uma serie de atividades no Centro C.A.R.M.E.N., nomeadamente no que diz respeito a dinamização em Portugal das parcerias locais e solidarias entre produtores e consumidores com visto a constituição de uma rede nacional (ver a seguir)

Rede Internacional Slow Doing

A Rede Slow Doing foi uma ideia lançada por C.A.R.M.E.N. no início de 2014 com o objetivo de reforçar o interesse e desenvolver as formas de produção que baseiam-se sobre os valores da qualidade do trabalho e dos produtos, da preservação dos saberes fazeres manuais, da criatividade e do prazer no trabalho, da produção local e do respeito do ambiente pela valorização dos objetos naturais como, por exemplo, o artesanato local.

A rede foi lançada em parceria com a rede Cittaslow e um projecto URBACT foi concebido por C.A.R.M.E.N. em 2015 para obter um financiamento para o seu lançamento. Infelizmente o financiamento do projeto não foi aceito e o lançamento desta rede esta atualmente suspenso até encontrar uma outra oportunidade de financiamento.


Apoio á redes

Actividades

>