Loading...

Início Home Accueil

Contact

C.A.R.M.E.N.

Ribeira da Azenha, CP 668

7645-065 Vila Nova de Milfontes


Telefone: 963766814 / 917938062

E-mail: contact@carmen.pt

Inicio A CARMEN Actividades Serviços Eventos Resultados Contactos

Partenaires

Objectivos


A associação C.A.R.M.E.N. pretende criar um espaço de reflexão através a organização de encontros e seminários internacionais e nacionais com o objectivo de fazer um trabalho analítico e prospectivo e identificar as respostas possíveis sobre questões chaves para a sociedade do século XXI, para a produção de conhecimentos e para a relação entre conhecimentos e sociedade O objectivo é de identificar de uma maneira clara e racional as grandes orientações nas inovações a impulsar na sociedade para enfrentar o século XXI e as formas de promover estas inovações, incluindo inovações no campo da governação e da promoção da capacidade da sociedade em pensar e realizar o seu próprio progresso. Pretende-se levar este debate não só a nível internacional, mas também a nível local no Litoral Alentejano, a título demonstrativo do que se pode fazer a nível local, assim como a nível  regional/nacional, interligando seminários internacionais e nacionais.


Parcerias


Para isto, o Centro trabalha em parceria com diversos tipos de organizações internacionais e nacionais, nomeadamente:


A associação TOGETHER, Rede Internacional dos Territórios de Co-responsabilidade, assegurando o Secretariado Central da Rede em parceria com a Câmara Municipal de Odemira e a animação da Rede.

Urgenci, a Rede Internacional das Parcerias Locais e Solidárias entre Produtores e Consumidores;

Diversas universidades e centros de investigação no mundo.


Actividades já realizadas

a) Seminários internacionais


- Reunião internacional de preparação do projecto CO-ACTE (Construir a Coresponsabilidade Com os Cidadãos dos Territórios da Europa) da Rede Internacional TOGETHER do 23 a 26 de Agosto 2015. Este projeto da Rede TOGETHER obteve um cofinanciamento do Programa “A Europa dos Cidadãos” da União Europeia graças ao apoio técnico, metodológico e logístico de C.A.R.M.E.N. Tem por objetivo a identificação, a formalização e a promoção das políticas publicas necessárias para a coresponsabilidade para o bem-estar de todos a partir das palavras dos cidadãos e das iniciativas existentes no terreno.

- Seminário de lançamento do projecto CO-ACTE (Construir a Coresponsabilidade Com os Cidadãos dos Territórios da Europa) da Rede TOGETHER 27 a 30 de Setembro 2015. Este seminário reunindo mais de 30 pessoas de 8 países permitiu precisar a metodologia do projecto e acertar a sua programação e realização. Uma atenção mais particular foi dada sobre a primeira fase de coleta das propostas dos cidadãos e a metodologia de análise semântica e de construção de sínteses.

- Seminário sobre metodologias de diálogo e de coresponsabilização, do 3 até 10 de Abril 2016. Comparando os métodos Reflect’Action, SPIRAL e Tão da Democracia, aplicados ao próprio grupo de participantes para a definição individual e coletiva do bem-estar de todos, este seminário evidenciou as complementaridades entre estes métodos, permitindo delinear um particularmente interessantes para a animação territorial.

- Seminário sobre “A coresponsabilidade nas necessidades básicas para o bem-estar de todos hoje e no futuro’ (27 e 28 de Junho 2016) – Este seminário foi o terceiro encontro temático realizado no quadro do projeto CO-ACTE da Rede Internacional TOGETHER. Estes encontros temáticos visam evidenciar as complementaridades entre diversas iniciativas de terrenos que vão ao encontro das propostas dos cidadãos recolhidas no projecto CO-ACTE. Este terceiro encontro temático era focalizado sobre as necessidades básicas para o bem-estar, incluindo a alimentação, a saúde e a reutilização. As conclusões dos 4 encontros temáticos permitiram produzir um “modelo de referência para desenvolver o bem-estar de todos hoje e no futuro”.

Ver seguimento na página 2


Seminários nacionais e internacionais (pag. 1)

Actividades

>