Loading...

Início Home Accueil

Contact

C.A.R.M.E.N.

Ribeira da Azenha, CP 668

7645-065 Vila Nova de Milfontes


Telefone: 963766814 / 917938062

E-mail: contact@carmen.pt

Inicio A CARMEN Actividades Serviços Eventos Resultados Contactos

Partenaires

Objectivos


Trata-se de organizar formações e acompanhamentos para a aplicação prática das propostas dos seminários, nomeadamente na zona do Litoral Alentejano com o objectivo de:


Estas formações e acompanhamentos serão destinados em prioridade aos actores do território da zona do Alentejo Oeste (produtores individuais, empresas, cooperativas, associações, serviços públicos, escolas, câmaras municipais, eleitos, etc.) que estejam interessados em conhecer e experimentar novos métodos e tecnologias com o objectivo de  assegurar o desenvolvimento sustentável na integralidade. Uma vez que estes métodos integram-se em abordagens territoriais procurar-se-á implicar actores que já trabalhem em rede ou estruturas de concertação territorial, por exemplo no quadro das agenda 21, redes socais, associações de desenvolvimento local, criando parceria com as mesmas.


Outros actores de outras zonas do país ou de outros países poderão igualmente participar como beneficiários destas formações.


Parcerias


Para reflectir sobre as necessidades do território e programar estas actividades a C.A.R.M.E.N. criou um grupo de actores locais cuja primeira reunião foi realizada no 1° de Novembro 2014. Saber mais…

Actividades já realizadas

- Seminário-formação anual dos dinamizadores SPIRAL a nível internacional. Cada ano a Rede Internacional TOGETHER organiza um seminário-formação reunindo os dinamizadores SPIRAL dos diversos países membros da rede, com o objetivo de capitalizar os progressos realizados na implementação da metodologia SPIRAL no terreno a partir das experiências de terreno realizadas nos diversos territórios e países membros da Rede. Estes seminários-formação são coordenadas pelo Presidente de CARMEN. Em 2016 foi realizado no Centro C.A.R.M.E.N. nos 24 e 25 de Junho 2016.

- Sessões de formação de estagiários: Organizam-se regularmente no Centro C.A.R.M.E.N. sessões de formação dos estagiários, nomeadamente antes e depois cada atividades do Centro no quadro das suas preparação e da elaboração das conclusões.

- Formação sobre a utilização dos produtos fitossanitários na agricultura – Janeiro e Fevereiro 2016. Frente aos perigos que representa a utilização dos produtos fitossanitários para a saúde do utilizadores, a saúde pública e para aa biodiversidade e o meio ambiente, a União Europeia definiu normas de utilização com a obrigação de uma formação e certificado de Formação Profissional para aplicação de produtos fitofarmacêuticos. C.A.R.M.E.N. decidiu participar neste processo pondo a disposição o Centro para organizar estas formações e debater estas questões, nomeadamente estudar em prioridade soluções alternativas sem uso de fitossanitários (agricultura biológica, luta integrada, ações mecânicas, etc.).Uma formação foi assim organizada no Centro C.A.R.M.E.N. em parceria com a Taipa durante os meses de Janeira e Fevereiro 2016 com um formador e 25 formandos.

- Formações artísticas. Varias tentativas de organização de formações artísticas foram experimentadas, nomeadamente nas áreas da escultura e da pintura com uma artista local mas nenhuma chegou a ser realizada por falta de inscrições.

Actividades programadas

- Ciclos de formação de facilitadores de associações de habitantes:

Este projeto nasce do cruzamento de várias iniciativas de C.A.R.M.E.N. Saber mais…

Formações e apoio aos actores locais

Actividades

>