Loading...

Início Home Accueil

Contact

C.A.R.M.E.N.

Ribeira da Azenha, CP 668

7645-065 Vila Nova de Milfontes


Telefone: 963766814 / 917938062

E-mail: contact@carmen.pt

Inicio A CARMEN Actividades Serviços Eventos Resultados Contactos

Partenaires

O lugar físico do Centro multi-serviços, assim como a casa de campo “Gotas de Luar” são por si mesmo um centro demonstrativo do desenvolvimento sustentável, nomeadamente em termos de:

Realizaçôes  nos edificios

- A construção em taipa do Centro com um dos melhores conhecedores da região  e a promoção deste tipo de construção tradicional ecológico através visitas, fotos e filmes. Saber mais sobre a construção em taipa.

- A utilização de desperdício de mármore para fazer um chão com desenhos artísticos, uma forma de valorização de desperdícios que praticamente não existe em Portugal, Apesar dos importantes recursos em mármore que existem no pais, os desperdícios desta matéria são exportados maioritariamente na Italia. Uma demonstração foi portanto feito em todo o chao do Centro CARMEN formando o construtor e com o apoio de uma artista. Serve agora de lugar de demonstração e promoção desta forma de valorização de uma matéria prima cuja custo é muito pouco elevado.

- O sistema de bomba de calor.

A casa de campo ao lado também serve de lugar de demostração das possibilidades de desenvolvimento sustentável a nível local, sendo uma casa ecológica, com:

A construção em taipa a partir da terra do próprio local permitiu assegurar um bom isolamento e conforto interno com um pegado ecológico muito baixo;

Os rebocos internos foram todos feitos com barros e cores naturais assegura um regulamento perfeito da humidade, essencial para a saúde e a sensação de bem-estar físico;

O isolamento do chão e do teto são de cortiças natural permitindo a casa de respirar naturalmente sem nenhum efluente de produtos químicos;

O aquecimento da casa e das águas quentes é inteiramente ecológico graças a um sistema híbrido com 14 m2 de paneis solares térmicos e uma chaminé com recuperador de calor e alimentação do depósito de água quente. A distribuição de água quente para o aquecimento da casa é feita pelas paredes o que assegura um grande conforto pelo aquecimento horizontal e não vertical.


Em ambos os edificios:

Todas as janelas e portas são feitas de vidro duplo com gás anti raios ultravioleta;

Toda a iluminação da casa é feita com lâmpadas LED de fraca consumo energético e parte da iluminação externa é assegurada por lâmpadas solares.

- Os desperdicios sao limitados ao minimo e todos os desperdicios organicos sao valorizados para alimentação animal ou compost


Realizações no terreno

Recuperação de variedades antigas de arvores de frutas;

- Demonstração da eficiência de técnicas de permacultura junto ao Centro

Previsões

Outras atividades demonstrativas são previstas, a espera de uma maior capacidade de investimento:

a produção de energia fotovoltaica;

  a adquisição de bicicletas e carros elétricos.


Actividades demonstrativas do desenvolvimento sustentável

Actividades

>